SEDE PORTUGAL
EXERCICIOS DE HIPSO-CONSCIÊNCA
Para que nos serve estar alerta? E… como o conseguimos?… Respirando!
Existem múltiplas maneiras de elevar o nível de consciência, uma delas é através da respiração. Ao respirar conscientemente se estabelece um estado psíquico totalmente diferente de quando se respira de forma mecânica e involuntária.
A elevação do nível consciente de forma voluntária é um método que leva a pessoa a um estado de alerta. Hipso-Consciência é o termo adotado para designar a essência deste método, quer dizer, elevação da consciência, ou elevação do NIVEL CONSCIENTE.
Os exercícios de Hipso consciência vão destinados a promover o despertar da pessoa.
Há várias maneiras de abordar estas práticas, convidamos-te a experimentá-las.
A respiração completa
- De pé, com os pés um pouco separados, a cabeça para cima e os ombros para trás, começa-se a inspirar dilatando o abdómem, projetando-o com certa força para diante até que se apresente ligeiramente abaulado. Continua-se a inspiração até encher os pulmões, dilatando agora o tórax, com o qual se deprime em forma natural o abdómem. Ao expirar deve procurar-se contrair o abdómem suavemente para facilitar a eliminação do ar residual.
Respiração matinal: Realiza este exercício para aumentar a vitalidade antes de iniciar as tuas atividades diárias:
- 1ª etapa: de pé, com os olhos fechados, calcanhares juntos, pontas de pés separadas, coluna vertebral direita, queixo levantado. Com os braços esticados e rígidos, juntar as palmas das mãos por diante à altura do estômago. As pontas dos dedos devem tocar-se.
- 2ª etapa: começar a inspirar fazendo pressão suavemente com o estômago para fora, e levantando gradualmente ambos os braços à medida que se inspira, até que os polegares cheguem à altura do queixo.
- 3ª etapa: continua-se o movimento abrindo os braços para os lados até os levar bem atrás, momento no qual devem ter-se enchido os pulmões. Reter o ar durante uns segundos.
- 4ª etapa: começa ao iniciar a exalação, momento no qual se afrouxam os braços e mãos e se baixam suavemente à medida que se vai exalando, até que as palmas das manos cheguem a tocar os lados das pernas, posição na qual devem ter-se esvaziado completamente os pulmões.
- 5ª etapa: pausa de descanso antes de repetir o exercício completo.